Natação Pura

A Natação Pura é uma das modalidades da natação desportiva/competitiva, regulada a nível mundial pela FINA (Fédération Internacionale de Natacion), praticada em piscina, com o objetivo primário de determinar o nadador mais rápido em uma determinada distância e estilo de nado.

A Natação Pura popularizou-se como modalidade desportiva em Inglaterra no início do século XIX, tendo sido uma das pioneiras nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896. A FINA organiza Campeonatos do Mundo em piscina curta (25m) e em piscina longa/olímpica (50m), e a LEN (Ligue Européenne de Natation) que tutela a modalidade no continente europeu organiza Campeonatos da Europa, igualmente nas duas distâncias. Em Portugal é uma das disciplinas tuteladas pela Federação Portuguesa de Natação.

Na regulamentação da disciplina estão tipificados quatro estilos de nado: livre, costas, bruços e mariposa. São disputadas provas individuais e de estafetas, sendo que nas individuais existem provas para masculinos e provas para femininos. O mesmo acontece para as provas de estafetas, contudo também são disputadas provas mistas com dois masculinos e dois femininos.
 
As distâncias das provas de natação pura habituais são: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m para as provas individuais e variando nos diversos estilos, e de 4x50m, 4x100m e 4x200m para provas de estafetas.

O Aminata é um clube de renome a nível nacional, uma vez que praticamente todos os anos, os nossos atletas conseguem alcançar os mínimos exigidos para a participação nesses campeonatos, onde estão presentes a “elite” da natação portuguesa.

Ao longo destes anos de existência o Aminata conseguiu formar vários campeões nacionais, campeões zonais e campeões regionais sendo dos clubes mais antigos da natação portuguesa. De salientar também que o Aminata já teve atletas a representar Portugal em provas internacionais, Multinations e Campeonatos Europeus.

Natação Pura
© 2019 Aminata Évora Clube de Natação. Todos os direitos reservados.
Tema: WarpTheme