Natação para Bebés

Benefícios da natação para bebés:

Ensina estratégias de segurança e sobrevivência na água

Infelizmente, o afogamento é a segunda causa de morte em crianças em Portugal. E é suficiente que haja água, para haver um afogamento. Não é preciso que seja na piscina ou na praia. Basta uma banheira ou até um alguidar. A aprendizagem de como nadar, agarrar-se à borda da piscina e sair faz parte das aulas de natação para bebés desde os primeiros meses.

Promove a saúde física e mental do bebé

Qualquer atividade física é saudável e habituar os bebés desde pequenos a estas atividades pode promover a sua aceitação mais tarde. A obesidade infantil tem estado a aumentar e a diabetes, obesidade e hipercolesterolemia no adulto também. Os bons hábitos desenvolvem-se desde a infância. Por outro lado, os pais que acompanham o bebé também se exercitam e queimam em média 300 kcal por sessão!

Promove o desenvolvimento

Ajuda o bebé a exercitar-se num ambiente confortável e até familiar para eles. Ativa os cinco sentidos – cheiro, paladar, visão, audição e tacto. Também ajuda ao desenvolvimento motor.

Fortalece o vínculo do bebé com os pais

Como qualquer atividade com contacto pele-a-pele, promove a ligação entre o bebé e os pais. É uma excelente oportunidade para os pais contactarem com os bebés, já que as mães usualmente têm mais oportunidades de conviver com eles.

Aumenta a auto-confiança e auto-estima

Aumenta a confiança que as crianças têm em si mesmas, aliás como outras habilidades que possam desenvolver. Também aumenta a confiança dos pais, ao verificarem que conseguem manter o bebé em segurança. É especialmente útil quando os pais estão inseguros.

Desenvolve a coordenação motora

A natação para bebés promove o equilíbrio e coordenação. Foram feitos estudos nesta área que mostraram um maior equilíbrio e capacidade de agarrar objetos nos bebés que fazem esta atividade.

Fortalece os músculos do bebé

O acto de boiar e a resistência da água fazem com que o bebé exercite vários músculos em simultâneo. Estudos nesta área mostraram que os bebés que fazem natação gatinham mais tarde mas andam mais precocemente.

Desenvolve capacidades de aprendizagem em múltiplas áreas

A resposta a comandos verbais repetidos pode aumentar a capacidade de compreensão do bebé.

Alguns estudos mostraram desenvolvimento motor, inteligência e sociabilidade maior nos bebés que fazem natação e avanço de 6 a 15 meses em crianças em idade escolar que nadaram em bebés, quanto a resolução de problemas matemáticos e linguagem.

Estas características são, obviamente, muito variáveis de criança para criança e dependem de muitos fatores, pelo que este benefício tem de ser encarado com alguma cautela.

Melhora os padrões de sono e a alimentação

Como qualquer atividade que diverte ou relaxa o bebé, pode regularizar os padrões de sono e ajudar a dormir à noite. Sendo uma atividade física, também aumenta o apetite.

Idade de início da natação para bebés: 6 meses

Material necessário para as aulas

Para os bebés

  • Fraldas de natação
  • Toalha
  • Roupa e fraldas normais para utilizar depois da natação

Para os pais

Fato de natação

  • Toalha
  • Chinelos de borracha
  • Touca

Natação para Bebés
© 2019 Aminata Évora Clube de Natação. Todos os direitos reservados.
Tema: WarpTheme