terça, 05 fevereiro 2019 11:03

Aminata 12 x 15 SCP

(3-5,5-3,2-4,2-3)

No passado dia 2, a equipa de Absolutos de Pólo Aquático do Aminata recebeu a equipa do Sporting Clube de Portugal, a contar para a 12ª do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina.

Na primeira parte, o jogo esteve sempre bastante equilibrado com as duas equipas a estarem por diversas vezes na frente do resultado, conseguindo a equipa contrária igualar e assim acabou empatada. Durante estes dois períodos a nossa equipa mostrou as suas mais-valias no ataque apesar de algumas desconcentrações defensivas.

Na segunda parte do jogo tudo mudou. O Aminata, talvez acusando a pressão e nervosismo de estar a conseguir disputar o resultado com uma equipa já com bastante experiência de 1ª Divisão, começou a acumular erros atrás de erros, nomeadamente na finalização e definição no ataque, e após uma sucessão dos mesmo, a equipa adversária passou para a frente do marcador e a nossa equipa não conseguiu recuperar o resultado, continuando a cometer os mesmo erros durante os dois períodos.

Apesar de tudo, voltar a destacar a melhoria dos resultados nesta segunda volta do campeonato. Evidenciou-se alguma inexperiência e nervosismo neste jogo. Resta continuar a trabalhar para melhorar os resultados nos jogos restantes.

Por fim, agradecer aos pais, familiares e amigos que foram assistir ao jogo e apoiar a equipa.

terça, 29 janeiro 2019 09:13

Aminata 13 x 26 Vitória

No passado dia 26, a equipa de Absolutos de Pólo Aquático do Aminata recebeu o líder invicto até ao momento, o Vitória de Guimarães, a contar para a 11ª do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina.

A nossa equipa entrou muito nervosa e inconstante no jogo, realizando um primeiro período muito pobre e que levou a uma grande desvantagem no marcador logo no início.

Nos três períodos seguintes a nossa equipa mostrou as melhorias que tem realizado nesta segunda volta do campeonato, jogando com mais consistência defensiva e melhorando a definição no ataque, o que levou a um maior equilíbrio na partida, conseguindo mesmo empatar um período, apesar de alguns erros evitáveis.

Agora é continuar a trabalhar para melhorar os resultados no resto do campeonato e mostrar as melhorias a nível de jogo que tem evidenciado nos últimos jogos.

Por fim, agradecer aos pais, familiares e amigos que foram ver o jogo e apoiar a equipa do início ao fim do jogo e à Câmara Municipal de Évora por nos ter apoiado novamente no transporte.

terça, 29 janeiro 2019 09:03

Decorreu no passado sábado (dia 26), a 27ª edição da “Taça Vale do Tejo” nas Piscinas Municipais de Abrantes. 

Esta é a única prova nacional de seleções, destinada aos escalões de juvenis e infantis, que, pela primeira vez, contou com a participação de todas as associações territoriais (Nordeste, Minho, Norte de Portugal, Centro Norte de Portugal, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Interior Centro, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores). 

No total estiveram presentes 287 atletas (143 masculinos e 144 femininos). 

A Seleção do Alentejo foi composta por 19 atletas, dos quais 7 são do Aminata: Miguel Elekes (Inf. B), Catarina Alves, Rita Neves e Simão Bilro (Inf. A), Luís Neves (Juv. B), André Korol e Miguel Ribeiro (Juv. A). 

Durante o dia de competição, estes atletas demonstraram uma grande ambição e espírito de equipa e, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos tempos, todos eles bateram os seus records pessoais. 

Merece destaque o atleta Miguel Elekes, que conseguiu o TAC (tempo mínimo de acesso) para os Campeonatos Zonais e Nacionais de Infantis na prova de 100m mariposa (1’17’’31). 

Num total de 13 seleções participantes neste torneio, a grande vencedora foi a Seleção de Lisboa, pelo terceiro ano consecutivo. 

A Seleção do Alentejo classificou-se em 12º lugar em Infantis, 13º em Juvenis e 13º em termos Absolutos, o que sugere o longo caminho que a Natação Pura ainda tem de “percorrer” nesta associação territorial. 

No entanto, o balanço final foi positivo, com os nossos atletas a terem novas aprendizagens e trocas de experiências desportivas ao lado dos melhores atletas da modalidade a nível nacional.

sábado, 26 janeiro 2019 14:44

Concluiu-se esta semana o reforço da capacidade de aquecimento de águas no Aminata, com a aquisição e instalação de uma terceira caldeira a gás natural.

Esta intervenção, integrada no Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas (PRID), desenvolvido e implementado pelo IPDJ, ascende a aproximadamente 8 mil euros. O financiamento é suportado em partes iguais pelo Clube e pelo IPDJ - 50% cada.

Além da caldeira agora adquirida, o Clube adquiriu anteriormente (2017 e 2018), duas outras unidades, num investimento suportado integralmente pelo Clube, e que ascendeu a 8 mil euros.

Obrigado a todos os sócios e utentes pela escolha do Aminata para a sua prática desportiva.

Venha nadar connosco.

Força Aminata!

sexta, 25 janeiro 2019 12:01
terça, 22 janeiro 2019 23:41

Aminata 11 x 25 Fluvial

(2-4,4-6,1-6,3-9)

Na último Sábado, o Aminata recebeu o Fluvial para os 1/8 Final da Taça de Portugal em Coruche.

A nossa equipa sabia que era uma tarefa extremamente complicada pois iria defrontar os campeões nacionais em título e atuais detentores da taça e queria dar uma imagem melhor do que a demonstrada para o campeonato há cerca de um mês.

Como tal, nos primeiros dois períodos a nossa equipa mostrou-se concentrada e agressiva no jogo, conseguindo disputar o mesmo e equilibrar o resultado até ao intervalo, mostrando alguma da sua qualidade apesar das baixas importantes na equipa.

Nos últimos dois períodos a equipa quebrou fisicamente, cedendo à maior pressão e experiência do adversário, e apesar de ter tentado até ao fim, não conseguiu evitar o avolumar do resultado.

Apesar de tudo, dar os parabéns aos nossos atletas pela grande melhoria no resultado em comparação com o último jogo contra esta equipa e por ter tentado equilibrar e discutir o jogo até ao fim, conseguindo até ao intervalo, e nunca terem desistido.

Por fim, agradecer aos pais e amigos que foram ver o jogo apoiar a equipa do início ao fim e à Câmara Municipal de Évora por nos voltar a ajudar no transporte e deslocação para este jogo.

terça, 08 janeiro 2019 10:50

Durante os meses de Novembro e Dezembro de 2018 foram várias as iniciativas levadas a cabo pela equipa de natação artística do Aminata, no sentido de angariar fundos para as suas atividades.

A equipa de natação artística do Aminata agradece a todos os que ajudaram a angariar 3000€, através da compra das nossas rifas para o sorteio do cabaz do reis e a todos aqueles que compraram produtos na nossa feira do natal, e também aos que doaram produtos para venda por valores simbólicos.

Agradece ainda às empresas que fizeram donativos, quer em dinheiro, quer em géneros:

A loja – centro de assistência e material informático;

Picarodinhas;

Martins & Saramago Lda;

Grilo & Lopes Lda.

A senha sorteada foi a 602, comprada pela D.ª Luísa Maria, a quem já foi entregue o cabaz.

A TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADO

terça, 08 janeiro 2019 10:39

O estágio contou com a presença de 42 atletas e 18 técnicos, oriundos de clubes pertencentes às associações de natação do Algarve, Interior Centro e Analentejo e decorreu nas piscinas Municipais de Albufeira. Visou a recolha de dados antropométricos, avaliação das quatro técnicas, partidas e viragens recorrendo a filmagens e análise técnica (com pontuação de 1 a 5) realizada pelos técnicos presentes.

Foi avaliada a distância de 400m Livres através do registo das marcas obtidas nos parciais de 100m e total, a frequência gestual (ciclos/minuto) dos 25 para os 50m de cada parcial de 100m.

Realizou-se também uma avaliação ao 50m livres, registando o tempo dos 15m (entre festões de viragens), o tempo de viragem até aos 10m e tempo total nos 50 metros e a frequência gestual.

Os atletas tiveram oportunidade de ouvir observações e opiniões técnicas da parte dos diversos treinadores, visionar através de vídeo o desempenho de atletas Olímpicos a fim de compreenderem a necessidade de melhorar o desempenho técnico para alcançar melhores resultado

Houve momentos organizados onde os técnicos tiveram oportunidade de refletir, discutir e sugerir novas formas de intervenção técnica e pedagógica para estágios futuros.

O estágio foi um sucesso ficando registado o entusiasmos e desempenho dos atletas durante o mesmo.

Neste estágio o AMINATA esteve representado por Catarina Alves, Filipa Pereira, Tiago Silva e Miguel Elekes, aos quais agradece o desempenho demonstrado.

sexta, 28 dezembro 2018 16:39

Vimos por este meio informar que devido a uma intervenção programada na 4ª feira, dia 26/12, não é possível garantir a temperatura de água adequada para as aulas de bebés a realizar no dia 29/12, pelo que estas aulas não serão lecionadas. Todas as outras atividades se mantêm sem alterações.

Desta forma, a aula de 29/12 poderá ser compensada em dia a informar oportunamente.

Desde já pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 

A Direção.

© 2018 Aminata Évora Clube de Natação. Todos os direitos reservados.